MARIA TEREZA URIAS
PRODUTORA

Maria Tereza Urias, Brasil, 1983. É produtora de cinema e de teatro. Sócia da DESALAMBRAR FILMES fundada em 2015 e integrante do Coletivo Tela Suja Filmes e da Companhia Antropofágica. Diretora do documentário ENSAIO CONTRA O PATRIARCADO (em finalização), codirigido com Talita de Jesus, e do documentário SEMPRE JUNTAS (em desenvolvimento), codirigido com Renan Rovida. Cursou Produção Audiovisual na Academia Internacional de Cinema. Construindo desde 2007 sua trajetória paralelamente entre essas duas vertentes artísticas, trabalhando de forma versátil e criativa com o campo independente e autoral, reúne experiências de acompanhamento de projetos em todas as fases de produção.
Em CINEMA, realizou a produção dos filmes SABES DE MIM, AGORA ESQUEÇA (2026), de Denise Vieira, IDADE DA PEDRA (2024), PÃO E GENTE (2020) e SEM RAIZ (2017), de Renan Rovida, QUINZE QUASE DEZESSEIS (2023) de Thais Fujinaga, A MÁQUINA INFERNAL (2021), de Francis Vogner dos Reis, CARNEIRO DE OURO (2017), de Dácia Ibiapina, COICE NO PEITO (2014) e ENTRE NÓS, DINHEIRO (2011), de Renan Rovida, e está finalizando o longa RAPINA de Bruno Risas e Francis Vogner dos Reis. Os filmes em que trabalhou foram exibidos em festivais nacionais e internacionais tais como Locarno Film Festival, Festival de Cinema de Brive, Leeds Film Festival, Filmfest Hamburgo, Festival de Havana, FicViña, FicValdívia, Festival Internacional do Uruguai, Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Mostra de Cinema de Tiradentes, Festival de Brasília, Olhar de Cinema, Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo.
No ano de 2025, trabalhou como Coordenadora Executiva junto às cineastas Tata Amaral e Caru Alves de Souza na Tangerina Entretenimento, onde coordenou a produção dos telefilmes MULHERES ARTISTAS, BADERNA É UMA BAILARINA e DEMOCRACIA, além de ser responsável pela demanda executiva do acervo e dos projetos futuros da produtora. Neste ano, também realizou a Produção Executiva da minissérie documental CORRENTEZA, de Rafael Mellim, em parceria com a Paju Entretenimento da cineasta Chica Andrade e o Coletivo Bodoque.
Como Diretora de Produção, realizou BABY (2024), de Marcelo Caetano, premiado na Semana da Crítica de Cannes e exibido em mais de 80 festivais e a série AYÔ (2025), de Yasmin Thainá, com estreia no Festival do Rio. Também foi Diretora de Produção do NÚCLEO CRIATIVO CEICINE (2014/2018) e da série FANTASMAS DA CASA PRÓPRIA (2016), de Adirley Queirós e Cássio Oliveira. Integrou a equipe de direção de produção da série DE MENOR (2025), de Caru Alves de Souza, que teve première na Mostra Generation do Festival de Berlim e no Festival do Rio em 2025. Foi Coordenadora de Produção do documentário DOSSIÊ DA LAMA (2022), de Luiz R. Cabral e do FESTIVAL DE CINEMA LATINO-AMERICANO DE SÃO PAULO (2019/2020/2021) e participou da equipe de produção do programa CONTRAPLANO (2013) para o SESCTV.
Realizou ainda, a Preparação de Elenco, em parceria com Renan Rovida, do longa SUÇUARANA (2024), de Clarissa Campolina e Sergio Borges; com a diretora de arte Denise Vieira, realizou a Produção de Arte dos longas ERA UMA VEZ A ETERNIDADE (em finalização), de Pedro Maia de Brito, e VALENTINA (2020), de Cássio Pereira dos Santos; e a Produção do projeto AS VEIAS ABERTAS DO CINEMA LATINO-AMERICANO (2015) pelo Coletivo Tela Suja Filmes.
Em TEATRO, realizou a Gestão e Direção de Produção de inúmeros projetos de pesquisa, criação e temporadas teatrais, seminários e debates, oficinas, publicações de livros e revistas, artes integradas e festivais de artes, com ampla experiência em políticas públicas como a Lei de Fomento ao Teatro para Cidade de São Paulo, o ProAC do Governo do Estado de São Paulo, a Lei Aldir Blanc, dentre outras. É integrante da Companhia Antropofágica há 13 anos. Em sua trajetória, realizou trabalhos com os grupos Novo Teatro em Ruínas, Teatro Popular União e Olho Vivo, Cia Teatro Documentário, Teatro de Narradores, Território B e Aivu Teatro. Dentre os mais de 20 espetáculos produzidos, os mais recentes são ZOOMAKIA (2025) e KODA (2023), direção de Thiago Reis Vasconcelos, O SAPATEIRO RUÇO (2023), direção de Cássio Brasil com o ator Carlos Escher, BYLIONÁRIOZ (2022) e EMERGÊNCYA (2018), direção de Thiago Reis Vasconcelos, GRANIZO (2018), direção de Renan Rovida, e BOM RETIRO MEU AMOR ÓPERA SAMBA (2018), direção de César Vieira e Rogério Tarifa.
Ao longo de sua trajetória, produziu estreias nos principais espaços teatrais de São Paulo, como o Teatro Anchieta com os espetáculos DESTERRADOS - UR EX DES MACHINE (2015), direção de Thiago Reis Vasconcelos (Programação Especial da Exposição Máquina Tadeusz Kantor), e NO LIVRO TUDO TEM (2016), direção de Carlos Escher. Dentre as temporadas produzidas estão o Viagem Teatral do SESI em 35 cidades do Estado de São Paulo, as temporadas paulistas dos espetáculos ISSO TE INTERESSA? (2013) e OXIGÊNIO (2011), de Márcio Abreu pela Companhia Brasileira de Teatro, e AOS NOSSOS FILHOS (2013), direção de João das Neves.
Produziu as três edições do festival FEIRA ANTROPOFÁGICA DE OPINIÃO (2014/2015/2018) que contempla diversos segmentos artísticos como teatro, música, cinema, artes visuais, poesia e performance. Também realizou a direção de produção das comemorações dos 50 anos do Teatro Popular União e Olho Vivo, que contou com a Exposição TUOV 50 ANOS - EM BUSCA DE UM TEATRO POPULAR e os RELATOS TUOV 50 ANOS com uma mostra das peças do grupo. Foi Coordenadora do Teatro Cleyde Yáconis (2007 a 2011) pela Mesa 2 Produções.

CONTATOS
+55 11 993322642
maiteurias@gmail.com | desalambrarfilmes@gmail.com
DRT 8052/SP
Direção de Produção Cinematográfica
FORMAÇÃO
Produção Audiovisual na Academia Internacional de Cinema
Espanhol Intermediário no Centro de Línguas FFLCH-USP